Minhas ideias de herança pro mundo

#52semanascomplanner – 5 coisas que eu não coloco no planner (#4)

Depois de tantos anos me organizando com planners e métodos diferentes de produtividade, acredito que cheguei a um sistema que funciona bem pra mim.

Claro que essas coisas são bastante fluidas, e estou sempre testando uma mudança aqui e outra ali. Mas no geral, a base é a mesma, por exemplo: para a organização geral, o bullet journal é o que mais me agrada.

E depois de tanto tempo, gostaria de compartilhar 5 coisas que NÃO FUNCIONAM pra mim.

5 coisas que eu não uso/faço no meu planner

  1. Pouco espaço: preciso de um espaço razoável para o meu planejamento geral. Não consigo por exemplo, colocar uma lista pequena de to-do’s, ou inserir apenas algumas tarefas. Para o dia a dia, o tamanho pocket se mostrou inviável para mim, pela falta de espaço. O que mais me serviu até o momento foi o A5. Na verdade verdadeira, adoraria usar A4 (sdds Passion Planner), mas como carrego comigo, é pouco prático.
  2. Excesso de decoração: não abro mão de uma firulinha, mas não curto excessos. Meu estilo é mais um detalhe de washi, uns adesivos, e vez ou outra carimbo. Já pedi alguns kits semanais, mas estão todos encostados em casa. Tenho até siricotico quando vejo decorações em que as pessoas ocupam um bloco inteiro com adesivo que nem dá pra escrever em cima!
  3. Rotinas, e listas de ações que faço todos os dias: quando usava spread diário eu até fazia isso, mas com o tempo se tornou contra-producente. Hoje eu separo as rotinas numa lista que fica no meu pocket, e em posts-its que deixo num lugar visível dependendo do contexto. Por exemplo: minha rotina ao acordar, e a da noite, deixo pregada na geladeira. Geralmente minhas rotinas só mudam quando há uma mudança drástica, por exemplo, horários dos meus filhos. Então a tendência é que essas rotinas entrem no automático com o tempo.
  4. Log de gastos diários: tenho um planner apenas para finanças, e tentei por 2 ou 3 meses anotar esse log, mas me faz perder muito tempo e informação. Migrei esse log pra uma planilha, que consigo atualizar com mais agilidade. Vale citar que separo 15m todas as noites para manter o controle financeiro atualizado, ou pelo menos tento!
  5. Coleções (específico para o uso de bullet journal): não são úteis pra mim, até porque uso os cadernos pequenos da a.craft, que duram razoavelmente pouco tempo. Ao finalizar o caderno eu arquivo, e tenho aflição de ficar pesquisando as coisas em arquivo. O que eu colocaria em coleções mantenho em listas no pocket ou então no Trello, dessa maneira acesso a informação com mais agilidade.

O que você não insere nos seus planners?