Minhas ideias de herança pro mundo

Desafios financeiros: Junho

Eu tenho um grau alto de inabilidade para lidar com dinheiro sobre a qual pouco falo, pois é muito constrangedor pra mim. Me sinto meio derrotada pelo fato de que, na idade que tenho, ter construído tão pouco patrimônio.

É uma vulnerabilidade grande pra mim, mas que eu quero quebrar, porque acabo percebendo que quanto mais falo de algo que seja difícil pra mim, mais fácil fica de lidar com isso.

Aprender a lidar com finanças tem sido um aprendizado diário, a passos de formiguinha, com muito mais erros do que acertos, mas eu procuro não desistir. Duas coisas que me ajudaram muito foram manter um planner financeiro, e participar de desafios mensais.

Sobre os desafios mensais, eu tenho seguido os propostos pela The Budget Mom, um blog que gosto muito. O desafio de Junho foi guardar R$ 2 por dia durante todo o mês, sem prejudicar nenhuma outra despesa. Como sempre acaba sobrando do meu orçamento destinado a transporte, consegui guardar o valor de boa.

Lições do desafio de Junho

O maior aprendizado desse desafio pra mim foi o de aprender a esperar para ter alguma coisa que eu quero, especialmente se essa coisa não é essencial. Desde o início do mês eu decidi que usaria o dinheiro guardado pra comprar uma camiseta da Capitã Marvel que eu queria muito.

Meu comportamento nessas situações seria: vou comprar a camiseta no cartão, depois eu vejo como pago. E foi bom esperar. Depois de passada a ansiedade inicial do “eu quero, eu quero, eu quero!”, não é tão difícil esperar pra poder comprar. A camiseta não saiu correndo, e ontem eu a comprei, paguei no dinheiro e saí da loja feliz da vida!

Outra coisa que eu aprendi foi que a gente começa a valorizar mais e pensar mais onde vai por o dinheiro que a gente guarda. Cheguei a cogitar não comprar a camiseta e usar o dinheiro pra outra coisa, mas no final eu pesei e vi que não faria mal me presentear.

Outras conquistas e desafios para Julho

Outra conquista, baseada nos conselhos de um post da Nath Arcuri, foi que consegui colocar pequenas quantias no Tesouro Direto, pra mim e pras crianças.

Foi bem pouquinho e não dá pra começar nem a sonhar com investimento pra aposentadoria, mas eu precisava partir de algum lugar e, mesmo sendo uma quantia pequena, a sensação de recompensa foi muito estimulante. Investi tanto a minha cota quanto as das crianças no Tesouro IPCA 2045.

Pra Julho, continuo seguindo os desafios da The Budget Mom, e o desse mês é: economizar comprando marcas genéricas no supermercado. Também vou iniciar algumas novas poupancinhas para fins específicos, nos mesmos moldes do desafio de Junho: quantias pequenininhas diariamente.

Espero continuar evoluindo, e que esses compartilhamentos aqui me ajudem a ter mais forças pra continuar! Você tem alguma dica pra me dar?