Método Mindful Journal

Em 2019, após 14 anos trabalhando em agências de publicidade e uma pré-crise de burnout, eu pedi demissão, e desde então venho buscando novos rumos pra minha vida, e também pra minha carreira.

Após a demissão, comecei a me dedicar ao estudo de diversas formas de terapias e curas, e também iniciei uma formação em Psicanálise. Também venho pesquisando o burnout no mundo corporativo, e suas consequências.

Da junção de todo esse histórico pessoal com minha paixão por planners, bullet journals, e também meus conhecimentos de scrapbooking, cheguei a um método para criar bem-estar pessoal, e assim, mesmo que pouquinho, reduzir os efeitos ruins que o stress pode causar em nossa vida.

Nesse combinado estão uma série de conhecimentos sobre nossa mente, nossos hábitos, coisas que desencadeiam nosso stress, bem como o conhecimento sobre os elementos positivos e as práticas que nos ajudam a ter uma vida menos estressante.

Inspirada em muitas obras importantes, como o milagre da manhã, e métodos como o GTD, consegui chegar a um método, que na verdade é uma mistura de métodos para criar bem-estar e ajudar pessoas a atingirem seus pontos de equilíbrio: o Método Mindful Journal. Ou pode chamar de Journal Terapia!

A Journal Terapia começou por causa de um perfil que mantenho no Instagram, o @vidanojournal, em que eu já compartilhava um pouco desse universo de planners e journals. Fazer diários e manter minhas rotinas em papel sempre foi algo que me ajudou muito enquanto eu lidei por anos com o stress do trabalho.

Para concluir, os planners e bujos são ferramentas incríveis para sermos pessoas mais organizadas e produtivas, mas é preciso tomar cuidado com os excessos. Eu sou o maior exemplo de que cobrar demais (de si mesmo e dos outros) pode ser um caminho cuja volta é penosa.

Felizmente, essas mesmas ferramentas podem nos trazer respiro e tranquilidade em meio a dias turbulentos. E é isso que eu me proponho a fazer com esse método.

Para acompanhar e saber mais, siga o perfil @journal_terapia no Instagram. Em breve divulgarei agenda de encontros e workshops, presenciais e online. Também estão em desenvolvimento produtos especiais, para você aplicar o Método Mindful Journal todos os dias em sua rotina.

Um abraço!

Renata